Funções

por oub publicado 08/08/2016 15h01, última modificação 08/08/2016 15h01

Função da Câmara Municipal

por oub publicado 08/08/2016 15h05, última modificação 27/02/2017 12h46
Informações sobre as funções da Casa Legislativa e definições sobre como ela funciona, bem como, sobre o Processo Legislativo, plenário, número de parlamentares, entre outras.


O Poder Legislativo exerce três funções primordiais para o estabelecimento de uma sociedade, que é representar a população, legislar e fiscalizar a aplicação de recursos públicos. Os vereadores são eleitos por sistema proporcional para exercício em uma legislatura, que tem início em 1º de fevereiro do ano subsequente à eleição e acaba em 31 de janeiro após quatro anos de mandato.

A Câmara Municipal tem funções especiais que se relacionam com o interesse público. A função mais típica do Parlamento é de produzir a Legislação. Nas normas constitucionais existem alguns agentes políticos que são legitimados para iniciar o processo legislativo, ou seja, são pessoas ou órgão que podem apresentar projetos de lei à Câmara e são exercidos por qualquer Vereador, qualquer Comissão da Câmara Municipal e pelo Prefeito Municipal.

Essa é a função primordial, que é a apreciação de matérias legislativas. Mas os legislativos em geral têm exercido cada vez mais o papel de fiscalização dos atos da administração pública em geral. Um parlamentar atuante não é só o que produz um grande volume de projetos de lei, mas também o que exerce bem o papel de fiscalização, que no caso da parte financeira e contábil, conta com o auxílio do Tribunal de Contas, que é um órgão bem estruturado e com técnicos de alta competência, responsável por toda análise contábil tanto do Estado quanto dos municípios, para subsidiar as Câmaras Municipais na aprovação ou reprovação de contas de seus administradores.

O Legislativo é um grande órgão de representação popular e é chamado de a Casa do Povo, por contar com 09 representantes eleitos diretamente pela sociedade, que têm o papel de defender os interesses da população e de segmentos sociais. A Câmara Municipal tem promovido o diálogo, em que os veradores, da bancada de oposição ou da base do governo, fazem intermediação e negociação diretamente com o governo do Município. Neste caso, eles atuam como intermediadores e canalizadores da ação governamental, já que muitas vezes é pela interferência de um vereador, que o governo se dá conta de uma falha ou serviço que estava sendo prestado de forma ineficiente, podendo fazer a correção e melhorar o serviço, de forma a beneficiar a população. “Muito embora o parlamentar não tenha o poder de executar, ele tem o poder de alertar o governo para as necessidades da população. Com estas novas visões, a gente pode ver que a Câmara Municipal de Ouro Branco/RN tem o papel cada vez mais relevante, cada vez mais necessário e cada vez mais indispensável ao interesse público e à sociedade.

A Câmara Municipal exerce funções que viabilizam a realização dos anseios da população, com discussões e aprovação de propostas em diversas áreas, como econômicas e sociais, educação e saúde, habitação e transporte, com foco do desenvolvimento e respeito aos interesses da sociedade Ourobranquense.

Por fim, além das funções acima mencionadas, o novo ordenamento jurídico deu poderes ao Plenário das Câmaras de Vereadores de julgar os detentores do cargo de Prefeito ou Prefeita dos municípios, isto é, função de autoridade judicante.

Ações do documento